segunda-feira, 5 de março de 2012

LIXO
TEXTO 2



 O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia – número inferior ao dos EUA (607mil t/dia), mas bem superior ao de países como Alemanha (85 mil t/dia) e Suécia (10,4 mil t/dia). Desse total, a maior parte vai parar nos lixões a céu aberto; apenas uma pequena porcentagem é levada para locais apropriados. Uma cidade como São Paulo gasta, por dia, 1 milhão de reais com a questão do lixo. Para o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, são poucas as prefeituras do país que possuem equipes e políticas públicas específicas para o lixo. Quando ele não é tratado, constitui-se num sério problema sanitário, pois expõe as pessoas a vária doenças e contamina o solo, as águas e os lençóis freáticos

             (Física _ Hidrostática, Ed. Positivo, pág 8)





A  partir da leitura dos textos  1 e 2 reflita sobre as informações lidas e, em seguida, responda as perguntas:



1. Inicialmente, verifique se há algum programa de reciclagem de lixo em sua cidade e na sua escola. Se não houver, discuta com professores, colegas e direção sobre maneiras de implementar dentro da sua escola e/ou cidade um programa de coleta seletiva visando reverter os lucros para benefício da escola, de pessoas da comunidade, de entidades beneficentes ou da própria cidade. Se houver, discuta possibilidades de melhorias nesses programas  e cumpra seu papel de cidadão, levando as suas contribuições para as pessoas responsáveis pelo programa.



2. Conforme o texto, uma possível saída para o problema do lixo está na reciclagem aliada a projetos educacionais de conscientização. Cite algumas vantagens.



3. Os metais são muito importantes para o homem. Eles estão presentes no nosso cotidiano nos mais variados objetos que nos cercam (desde uma simples chave, até ônibus, trens, etc.). Depois que os objetos de metais perdem a serventia, simplesmente os jogamos no lixo. Estes objetos vão parar em aterros sanitários, lixões ou depósitos de sucatas. Nestes locais existem pessoas que sobrevivem da venda desses objetos de metais. Elas inicialmente classificam esses metais e os vendem fazendo com que esses objetos cheguem a indústrias siderúrgicas para que possam ser reciclados. Neste processo de classificação, o fundamental é aprender a reconhecer um metal. É muito comum para essas pessoas olharem para a cor para identificar o metal. O critério que elas usam é o seguinte: o que é amarelado é chamado de metal; o que é escuro, de ferro e os prateados de alumínio. Esta classificação não deve ser utilizada porque a cor não serve para identificar um metal. Sugira uma maneira de identificar um metal. Sugira uma maneira de identificar metais, utilizando o conceito de densidade.



4. Sugira algumas soluções para a questão do lixo



5. Faça uma pesquisa sobre o número de habitantes em cada país citado no texto 2 e calcule qual é a massa de lixo produzido por habitante por dia. Compare os resultados obtidos e diga em qual país é produzida a maior quantidade de lixo por habitante por dia.



6. Cite o nome de algumas empresas que fazem parte do Cempre  e descreva suscintamente como elas atuam na preservação ambiental.



7. Entre na campanha pelo fim do saco plástico

Com o título acima o Programa “Fantástico” da Rede Globo no dia 16/03, fez uma matéria sobre o uso do saco plástico para embalar o lixo doméstico.

Leia o texto na página do referido programa e sugira soluções práticas que poderão ser utilizadas na sua cidade.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico



8. A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável

O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira.

Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção, ou mesmo reciclá-lo para diminuir a poluição ambiental.

Comente o tema e sugira soluções viáveis em sua comunidade



Outros links sugeridos

http://www.lixo.com.br/

http://www.cempre.org.br/

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