quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GASES: Evolução Histórica e Teoria Cinética


GASES

       Dos estados físicos conhecidos da ateria, o estado gasoso é o mais simples. Nos sólidos e líquidos, temos interações entre as moléculas enquanto no estado gasoso, essas interações são praticamente nulas (gases ideais). No gás, as moléculas estão afastadas e sofrem um efeito maior da compressão e expansão.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Robert Boyle define a propriedade elástica do ar


Em meados do século XVII, Robert Boyle fez várias pesquisas sobre o comportamento elástico do ar, culminando com a publicação de seu livro, "New Experiments Physico-Mechanicall, Touching the Spring of the Air, and its Effects", no ano de 1660.
Boyle propôs uma explicação teórica para a elasticidade do ar comparando-o a "uma pilha de pequenos corpos, caindo uns sobre os outros", onde estes corpos eram pensados como sendo molas, ou novelos de lã empilhados uns sobre os outros, porém sem movimento independente.
Usando um barômetro de mercúrio, Boyle demonstrou que estamos imersos num mar de ar, que nos comprime com uma pressão igual à de uma coluna d'água de 10 metros de altura. Ou seja, a pressão atmosférica.
Este fato deu origem ao conceito de pressão que antes não era usado, e Boyle ilustrou de forma qualitativa a existência da relação entre a pressão e o volume de ar (o termo gás não era usado na época) contido num recipiente como sendo inversamente proporcional.
Outra contribuição de Boyle para o estudo dos gases, que passaram a ser chamados de fluidos elásticos, foi a constatação que a viscosidade de um gás não depende de sua densidade, ao contrário do que acontece com os líquidos. Tal constatação foi esquecida por muito tempo, até que Clausius conseguiu obter uma explicação teórica para ela.

Uma teoria para explicar a repulsão das partículas é proposta por Newton
Apesar de ter encontrado a relação entre pressão e volume, Boyle não conseguiu descobrir de que forma é a força que existe entre os átomos.
Contudo, logo após Boyle ter publicado suas pesquisas, Isaac Newton usou a relação entre pressão e volume para obter uma hipótese sobre as forças interatômicas.
Para Newton, havia uma força repulsiva com intensidade inversamente proporcional à distância que separa os átomos. Ao supor que o ar era composto por partículas que se comportavam como molas, o termo fluido elástico foi usado até que o conceito de moléculas em movimentos desordenados tomasse lugar.
Isaac Newton (1643-1727), físico e matemático inglês, fundou as bases da mecânica clássica e criou o cálculo diferencial e integral. Newton foi o primeiro cientista a receber o título de Sir (cavalheiro) da rainha da Inglaterra.

A teoria cinética inicia-se com os trabalhos de Bernoulli
Contrário à hipótese de que os átomos são como molas ligadas entre si, Daniel Bernoulli propôs uma teoria para explicar a pressão que um gás exerce. Esta teoria baseia-se na comparação dos átomos com esferas rígidas (bolas de bilhar) que se chocam continuamente por estarem em movimento, sendo que a sucessão de choques contra as paredes de um recipiente é que produz a pressão.
A suposição de Bernoulli que calor é nada mais que movimento de átomos não foi aceita pelos cientistas de sua época, pois estes acreditavam na existência do éter e discordavam da idéia de que os átomos pudessem voar livremente pelo espaço.
Devido ao fato das idéias de Newton sobre a interação entre átomos serem aceitas até por volta do século XIX, a teoria cinética proposta por Bernoulli foi quase esquecida. Somente quando a física alcançou um estágio de desenvolvimento em que os conceitos antigos foram derrubados é que a teoria cinética dos gases ressurgiu.

A teoria cinética dos gases renasce com Clausius
Foi a derrubada da teoria do calórico e sua substituição pela teoria dinâmica do calor que criou a situação favorável ao ressurgimento da teoria cinética dos gases.
Rudolf Clausius foi um dos físicos notáveis do século XIX. Suas contribuições mais importantes foram a formulação da segunda lei da termodinâmica e o desenvolvimento da teoria mecânica do calor sobre as bases do conceito de entropia. Seu primeiro artigo sobre a teoria cinética foi publicado em 1857, onde o conceito de átomos comportando-se como esferas rígidas foi usado para então obter a pressão e a temperatura do gás em função da velocidade das moléculas.
Em um segundo artigo, Clausius introduziu o conceito do caminho livre médio com a finalidade de dar um tratamento matemático ao fenômeno da condução de calor em gases. Este conceito também foi usado para derrubar as objeções que eram feitas contra a teoria cinética.

Maxwell descreve a distribuição das velocidades das moléculas de um gás e funda as bases da mecânica estatística
Assim como Clausius, muitos cientistas acreditavam que as moléculas, depois de sucessivos choques, adquiriam uma velocidade comum entre elas. Porém James Clerk Maxwell discordava desta afirmação e propôs uma hipótese na qual as numerosas colisões entre as moléculas no gás, ao invés de igualar as velocidades de todas as moléculas, produziria uma distribuição estatística de velocidades na qual todas as velocidades poderiam ocorrer, com uma probabilidade conhecida.
As pesquisas de Maxwell sobre a teoria cinética, além de ajudarem a estabelecer as bases para a mecânica estatística moderna, concluíram que a viscosidade de um gás independe de sua densidade, convertendo muitos cientistas que ainda não haviam aceito a teoria cinética dos gases.

TEORIA CINÉTICA DOS GASES IDEAIS

            O estado gasoso apresenta um comportamento especial e, para explicar esse comportamento, vários cientistas buscaram elaborar teorias. A que mais simplificadamente o explica é a Teoria Cinética dos Gases. Segundo essa teoria: 

  • O gás é constituído por um número muito grande de moléculas em movimento desordenado.
  • O volume próprio das moléculas é desprezível frente ao volume do recipiente.
  •  As forças intermoleculares são desprezíveis, exceto nas colisões mútuas e com as paredes do recipiente. 
  • As colisões são perfeitamente elásticas e de duração desprezível.
A característica mais importante desse modelo é que as moléculas, na maior parte do tempo, não exercem forças umas sobre as outras, exceto quando colidem.
Essa teoria consegue explicar, por exemplo, a diferença de velocidade molecular dos gases e explica, também as diferenças de densidade encontradas.
A velocidade depende da massa molecular do gás; gases mais leves apresentam velocidades, maiores, isso ocorre porque as forças de interação entre os gases mais leves são praticamente nulas.
A densidade, pelo contrário, depende diretamente da massa, ou seja, quanto maior a massa molecular, maior a densidade do gás.

Sites sugeridos:




Simulações: 


Vídeo





22 comentários:

  1. Gases são estado de agregação da matéria onde as moléculas têm maior liberdade de movimento. Não tem forma própria e ocupam todo o volume do ambiente onde estiverem.
    Três cientistas (Jacques Charles, Louis J. Gay-Lussac e Paul E. Clayperon), estudaram os comportamentos dos gases, elaboraboraram leis que regem o comportamento dos gases perfeitos, também chamados de gases ideais. As leis por eles determinadas estabelecem as regras do comportamento “externo” do gás perfeito, levando em conta apenas as grandezas
    físicas que estão associadas a eles, grandezas essas que são: volume, temperatura e pressão.
    existe três tipos de leis de Charles, Boyle e Gay-Lussac na hipótese de Avogadro, Clapeyron estabeleceu uma relação entre as quatro variáveis físicas de um gás, que são: temperatura, pressão, volume e o número de mols.

    Tamara e Renata Salles, 204

    ResponderExcluir
  2. Amanda Machado - Divino Mestre 2º ano18 de agosto de 2011 às 17:01

    Medimos a pressão de um gás através de manômetro.
    O manômetro de Bourdon é usado para medir a pressão dos pneus, funcionando da seguinte maneira: Uma extremidade do tubo metálico encurvado está presa a um fio enrolado no eixo de um ponteiro e ligado a uma mola, o aumento de pressão no tubo faz com que ele se distenda um pouco, puxando a corda e movendo o ponteiro. Quando se solta(diminui)a pressão, a mola puxa o ponteiro para trás, até zero.

    ResponderExcluir
  3. Teoria Cinética dos Gases

    Dentre os estados conhecidos da matéria os gases são os mais simples, praticamente não possuem interações, sendo assim chamados de gases ideais.
    Dentro da evolução histórica Robert Boyle teve um papel muito importante, fez pesquisas sobre o comportamento elástico do ar, também ilustrou de forma qualitativa a existência da relação entre a pressão e o volume de ar e por ultimo obteve a constatação que a viscosidade de um gás não depende de sua densidade, descoberta que foi esquecida por muito tempo, até que Clausius obteve uma explicação teórica. Boyle não conseguiu explicar a teoria da força que existe entre os átomos, até que Isaac Newton tentou explicá-la.
    Para Newton, havia uma força repulsiva com intensidade inversamente proporcional à distância que separa os átomos.
    Contrariando Newton, Daniel Bernoulli propôs uma teoria para explicar a pressão que um gás exerce. Teoria que se baseava na comparação dos átomos com esferas rígidas que ao se chocarem produzem pressão. Bernoulli também criou suposições que não foram aceitas, devido aos conceitos da época, como a teoria da cinética dos gases, ele acreditava que os movimentos dos átomos poderiam gerar calor.
    Teoria que foi esquecida por um tempo, ressurgindo com Rudolf Clausius. Clausius teve grandes contribuições para a teoria da cinética dos gases, ele também obteve a formulação da segunda lei da termodinâmica e o desenvolvimento da teoria mecânica do calor sobre as bases do conceito de entropia.
    Ao longo da história outro cientista importante foi James Clerk Maxwell ele propôs uma hipótese, uma nova idéia para a teoria da cinética dos gases, ele acreditava que numerosas colisões entre as moléculas no gás, ao invés de igualar as velocidades de todas as moléculas, produziria uma distribuição estatística de velocidades na qual todas as velocidades poderiam ocorrer, com uma probabilidade conhecida. Sua descoberta fez com que a inúmeros cientistas acabassem se convertendo a essa teoria.
    Juntando todas as descobertas dos cientistas citados acima, finalmente foi concretizada a teoria cinética dos gases ideais, tendo como características: O gás é constituído por um número muito grande de moléculas em movimento desordenado, o volume próprio das moléculas é desprezível frente ao volume do recipiente, as forças intermoleculares são desprezíveis, exceto nas colisões mútuas e com as paredes do recipiente, as colisões são perfeitamente elásticas e de duração desprezível. A característica mais importante desse modelo é que as moléculas, na maior parte do tempo, não exercem forças umas sobre as outras, exceto quando colidem.


    Nomes: Daniel, Eduardo.

    Turma: 201

    ResponderExcluir
  4. Rafael e Naiara
    Turma:201

    No estado gasoso as interações entre moléculas são quase nulas pois são as moléculas estão afastadas e tem tendência a sofrer compressão e expansão facilmente.
    Muitas teorias foram desenvolvidas no longo da história dos gases, e essa evolução obteve a um resultado que é o mais aceito até hoje em relação as gases.
    Gás é um aglomerado de moléculas em constante movimento desordenado (por isso podemos porexemplo sentir um cheiro de alguma comida a uma distancia longa)
    Entre outros vários conceitos, mais a característica que melhor marca esse tipo de estado é que na maioria das vezes as moléculas não exerce força entre elas, a não ser se elas se colidem (como num seringa quando aplicamos uma pressão no embolo com a "boca" da seringa tampada, facilmente conseguimos empurra-lo para baixo mais quando paramos com essa pressão ele volta ao inicio)
    Outro ponto legal que essa teoria explica é que a velocidade desses gás depende da densidade dele pois quanto mais leve for mais velocidade ele terá, pois as forças de interação entre eles são quase nulas.
    E por outro lado a densidade do gás depende relativamente da massa.

    ResponderExcluir
  5. Todo o gás perfeito é formado por pequenas partículas esféricas chamadas moléculas, estas moléculas se movem em altas velocidades em forma reta e desordenada.
    Este gás exerce uma pressão continua quando estiver num recipiente, esta pressão ocorre devido ao choque das moléculas com as paredes do recipiente;estes choques são perfeitamente elásticos,não havendo perda de energia cinética.
    O gás é um fluído que não pode ser liquefeito com o simples aumento da pressão, isso faz com que o gás seja diferente do vapor.
    Em relação ao volume ocupado pelo gás perfeito, pode-se dizer que é desprezível em relação ao volume ocupado por ele. Independente da pressão e temperatura não ocorre atração mútua entre moléculas.

    HENRIQUE MARÇOLLA 2 SÉRIE 202

    ResponderExcluir
  6. Eduardo Augusto Rodrigues, Eider Bueno 204

    O estudo da física está relacionado à várias situações da nossa vida. Desde a Grécia Antiga o homem procura entender o funcionamento das coisas e buscou na ciência estas explicações. Hoje em dia, a física moderna atua em vários ramos da indústria, de tecnologia, de geração de energia entre outros.
    Está importante ciência está dividida em várias áreas : mecânica, termologia, óptica, ondas, eletricidade, eletrodinâmica, cinemática e física nuclear.
    A Física atua em parceria com outras áreas da ciência como, por exemplo, a matemática e a química. Muitos fenômenos físicos só podem ser explicados através de fórmulas matemáticas ou de reações químicas.
    A chave da interpretação das peculiaridades do movimento dos fluidos ideais foi apresentada no Tratado de Hidrodinâmica, que Daniel Bernoulli publicou em Estrasburgo, em 1738. O tratado principia com uma breve história da Hidráulica, seguida de uma pequena apresentação da Hidrostática. Mas, no decorrer dos treze capítulos, é aos fluidos elásticos - os gases - que Bernoulli dedica a parte mais importante da obra, esboçando uma teoria cinética dos gases. Para ele, esses fluídos são compostos "de minúsculas partículas que se deslocam de cá para lá, numa movimentação rápida". A ideia básica da sua teoria cinética é a de que a pressão de um fluído sobre a parede do recipiente que o contém é devida aos inúmeros choques (contra a parede) das pequenas partículas (moléculas) que compõem o fluído. A parede fica sujeita a uma multiplicidade de forças que, em média, correspondem a uma força constante distribuída por toda a superfície em contacto com o fluído. Todavia, foi só por volta da metade do século XIX, quando o conceito de átomo e de molécula se tornou popular na química, que os pressupostos da teoria cinética dos gases foram realmente desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  7. Turma 204 IEEVD - Angela Ebbing e Maria Eduarda Muller

    De todos os estados da matéria o estado gasoso é o mais simples, pois a interação entre as moléculas são praticamente nulas, sendo assim possuem forma e volume indefinidos, ocorrendo uma agitação desordenada entre elas. Uma de suas principais características é que na maior parte do tempo não exercem forças umas sobre as outras (exceto quando colidem). Como a velocidade depende diretamente da massa molecular, nesse estado apresentam velocidades maiores, pois quanto mais leve a massa molecular mais chances existem de se colidirem. A densidade também depende do mesmo fator (massa molecular) ou seja, quanto maior a massa molecular maior a densidade do gás.

    ResponderExcluir
  8. Rovana Vendruscolo 2º DM29 de agosto de 2011 às 14:44

    Evolução Histórica e Teoria Cinética: Daniel Bernoulli Atim, criou a base para a teoria cinética dos gases. Nesse trabalho, Bernoulli deu sua explicação que os gases consistem em um grande número de moléculas se movendo em todas as direções, onde elas batem entre si e esse impacto causa uma pressão na superfície de contato. Como exemplos, o que sentimos como calor, que corresponde simplesmente a energia cinética do movimento de átomos. E deu bem para entender que quando Bernoulli disse isso, cientistas não aceitaram, somente depois quando as idéias de Newton sobtre átomos entraram no meio, os conceitos de antigamente o que era física acabaram e a teoria cinética dos gases voltaram.

    ResponderExcluir
  9. O estudo das transformacoes gasosas é muito interesante,pois explica mecanismos do nosso cotidiano nos desvendando centenas de duvidas,pois atraves deste texto pude descobrir que o gas é constituido por um numero muito grande de moleculas e que elas nao exercem forcas umas sobre as outras exceto claro quando colidem e ainda mais,saber que a densidade, pelo contrario depende diretamente da massa ou seja quanto maior a massa molecular maior a densidade do gas . Com tudo isso aprendi como os gases ou fluidos elasticos sao indispensaveis em nosso dia a dia. EAP.

    ResponderExcluir
  10. Tudo começa com o Robert Boyle que vez várias pesquisas pelas as explicações da teoria da elasticidade do ar, ele demonstrou que uma pressão é que vale igual a 10 metros de água e também que a viscosidade de um gás não precisa de sua densidade, pois o líquido precisa, mas essa teoria foi esquecida até Clausius consegui uma teoria pra ela. Já para Isaac Newton, as forças que as moléculas batiam nas paredes elas se movimentariam em desordem. A teoria cinética inicia com o Bernoulli que era pra explica a pressão que o gás exerce, fala que as moléculas se chocavam toda hora por ficarem em movimento, mas foi esquecida até o Clausius resgata essa ideia que ele defendia o conceito átomos se comportavam como esferas rígidas em função da velocidade, mas James discordava pois as colisões iriam distribui uma estatística de velocidades na qual elas poderiam ocorrer com uma probabilidade conhecida.

    Caroline Callai

    ResponderExcluir
  11. Achei muito legal esses textos relacionados aos gases pois acabam tirando duvidas que temos constantemente em nosso dia a dia. Nos gases, as moléculas estão afastadas e sofrem um efeito maior da compressão e expansão. Seu volume é desprezível e as forças são desprezíveis também exceto nas colisões. E o mais importante é que as moléculas não exercem forças umas sobre as outras só quando colidem-se.
    E a velocidade depende da massa molecular do gás e a densidade pelo contrario depende diretamente da massa molecular, maior a densidade do gás por isso achei muito interessante desvendar os mistérios dos gases que fazem parte do nosso cotidiano. Árthur Fagundes Ceolin

    ResponderExcluir
  12. Gás poder preencher qualquer volume, de acordo com o recipiente onde está encerrado, só será explicável considerando-se que as forças de atracção entre os átomos ou moléculas constituintes do gás, são desprezáveis e que estas podem mover-se em qualquer direção, independentemente umas das outras.Um gás perfeito ou ideal é um modelo idealizado para o comportamento de um gás. Um gás perfeito obedece às seguintes leis:

    lei de Boyle-Mariotte
    lei de Charles
    lei de Gay-Lussac

    Para fazer com que um gás real se comporte aproximadamente como ideal, reduz-se a pressão e eleva-se a temperatura, para que a distância entre as moléculas seja a maior possível.

    ResponderExcluir
  13. Um perfeito é um modelo idealizado, para o comportamento de um gás. É um gás teórico composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo.

    Os gases perfeitos obdecem a três leis bastante simples, que são a lei de Boyle, a lei de Gay-Lussac e a lei de Charles. Essas leis são formuladas segundo o comportamento de três grandezas que descrevem as propriedades dos gases: o volume, a pressão e a temperatura absoluta.

    Para fazer com que um gás real se comporte aproximadamente como ideal, reduz-se a pressão e eleva-se a temperatura, para que a distância entre as moléculas seja a maior possível.

    É importante lembrar que não existem gases perfeitos em condições normais. Para tornar um gás próximo de ser considerado perfeito, é preciso que ele esteja a alta temperatura e baixa pressão. Nessas condições, os choques entre as moléculas se tornam praticamente elásticos, não havendo perda de energia cinética.

    Thiane Bastos, 2º ano - 202.

    ResponderExcluir
  14. Um gás ideal ou perfeito é um modelo idealizado, para o comportamento de um gás. É um gás teórico composto de um conjunto de partículas pontuais movendo-se aleatoriamente e não interagindo. O conceito de gás ideal é útil porque obedece a lei dos gases ideais, uma equação de estado simplificada, e é passível de análise pela mecânica estatística. Em condições ambientais normais tais como as temperatura e pressão padrão, a maioria dos gases reais comportam-se qualitativamente como um gás ideal. Geralmente, desvios de um gás ideal tendem a diminuir com mais alta temperatura e menor densidade, como o trabalho realizado por forças intermoleculares tornando-se menos significativas comparadas com a energia cinética das partículas, e o tamanho das moléculas torna-se menos significativo comparado ao espaço vazio entre elas.
    O modelo dos gás ideal tende a falhar em mais baixas temperaturas ou mais altas pressões, quando forças intermoleculares e o tamanho molecular tornam-se importantes. Em algum ponto de baixa temperatura e alta pressão, gases reais atravessam uma transição de fase, tais como um líquido ou um sólido. O modelo de um gás ideal, entretanto, não descreve ou permite transições de fases. Estes devem ser modelados por equações de estado mais complexas.
    O modelo do gás ideal tem sido explorado tanto na dinâmica Newtoniana (como na "teoria cinética") e em mecânica quântica (como um "gás em uma caixa"). O modelo de gás ideal tem sido também usado para modelar o comportamento de elétrons em um metal (no modelo de Drude e no modelo do elétron livre), e é um dos mais importantes modelos em mecânica estatística.


    Nome: Rafaella Tirloni
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  15. Gás perfeito é um modelo idealizado para o comportamento dos gases.Quando um gás perfeito se encontra em recipiente fechado, suas moléculas se agitam, essa ação é conhecida como Energia cinética das moléculas. Se aumentarmos a temperatura dentro do recipiente, teremos um aumento da energia cinética. Um gás perfeito é aquele que tem sua temperatura energia cinética aumentando proporcionalmente, ou seja, de forma equilibrada.

    Alessandra Milani 2º ano - 202

    ResponderExcluir
  16. Juliano Lobell 2ºDM
    No século XVIII, Torricelli mediu pela primeira vez a pressão atmosférica e deu uma explicação adequada à natureza desse fenômeno. Assim, teve início o estudo dos gases.
    Um gás é o conteúdo da fase gasosa, no qual a matéria tem forma e volume variáveis. Nos gases, as moléculas se movem livremente e com grande velocidade. A força de coesão é mínima e a de repulsão é enorme.
    As propriedades químicas dos gases nobres como, em geral, de todos os elementos, podem ser explicadas com fundamento nas suas configurações eletrônicas, seus potenciais de ionização e as suas energias de promoção aos estados de valência mais baixos.
    Os gases:

     - Ocupam qualquer recipiente;
     - São monofásicos;
     - Suas moléculas estão vibrando e se movimentando;
     - Possuem alta eletro negatividade
     -Os átomos dos gases nobres têm camadas de valência completamente preenchidas;

    ResponderExcluir
  17. numerosas colisões entre as moléculas no gás, ao invés de igualar as velocidades de todas as moléculas, produziria uma distribuição estatística de velocidades na qual todas as velocidades poderiam ocorrer, com uma probabilidade conhecidaAs pesquisas de Maxwell sobre a teoria cinética, além de ajudarem a estabelecer as bases para a mecânica estatística moderna, concluíram que a viscosidade de um gás independe de sua densidade, convertendo muitos cientistas que ainda não haviam aceito a teoria cinética dos gases.
    Pérsio Araújo,2°série DM Tuanciretã

    ResponderExcluir
  18. Bárbara Radaelli 2º DM27 de setembro de 2011 às 15:20

    Os textos falam do estado gasoso, o mais simples de todos.
    Seu estudo comecou com Robert Boyle que pesquisou seu comportamento, usando um barômetro mediu a intensidade da pressão atmosferica, algo semelhante a 10 metros de água. Alem disso constatou que a viscosidade do gás não tem nada a ver com a densidade, diferenciando-o dos liquidos.
    Newton acrescentou às pesquisas de Boyle, um estudo sobre a força que segundo ele é inversamente proporcional 'a distância que separa os átomos, como se o ar fosse composto por um feixe de molas.
    Contrário as pesquisas de Newton, Bernoulli, o ar era composto por átomos que agiam conforme "bolas de bilhar" e seu movimento fazia surgir a pressão atmosférica, oque faria surgir o calor. Os cientistas da época não aceitaram sua pesquisa por acreditarem no conceito do éter ou seja o céu sem limites, suas idéias voltaram apenas quando derrubaram os antigos conceitos.
    Com isso ressurgiu a idéia da teoria cinética, Rudolf Clausius contribuiu com isso ao formular a segunda lei da termodinamica "A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo" e também ao montar as bases do conceito de entropia (grau de desordem de um sistema.
    Maxwell modificou isso, dizendo que a velocidade não seria uniforme, ela seria diferente de átomo pra átomo, mas numa ordem conhecida.
    Hoje o que se aacredita é: o ar é feito de moléculas (com volume desprezivel) em um movimento desordenado que só produzem força com suas colisões as quais sao perfeitamente elasticas rapidas.

    Bárbara Radaelli - 2º Divino Mestre

    ResponderExcluir
  19. Amanda Balzan 2º ano DM27 de setembro de 2011 às 15:36

    Gases e sua pressão

    A pressão de um gás não é exercida somente pelo seu peso, geralmente a força é varias vezes o peso do gás, como o gás não tem superfície, deve ser guardado em um recipiente fechado, onde pressionará contra as paredes do mesmo. São os choques das moléculas do gás contra as paredes que produzem a pressão, quanto maior for o número de choques das partículas sobre a superfície num determinado intervalo de tempo, maior é a pressão exercida pelo gás na superfície. A pressão de um gás é medida pelo Manômetro.

    ResponderExcluir
  20. COMO FUNCIONA O AR CONDICIONADO?

    Quando o calor aperta, não existe nada melhor que um ar condicionado! Pode ser do carro, do quarto, do shopping… Agora você sabe qual é o principio do ar condicionado?
    Bem, primeiramente podemos dizer que é o mesmo principio usado nas geladeiras. Analisando a figura ao lado, vamos entender o seu funcionamento:
    O compressor (B) comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne liquido e quente, e tenha alta pressão, que pode ser visualizada também pela equação geral dos gases, PV = nRT (lado vermelho no desenho);
    O liquido por sua vez, escoa pela válvula de expansão (A), o liquido se expande rapidamente voltando ao estado de vapor e se tornando um gás frio em baixa pressão, que também pode ser analisada pela equação geral dos gases;
    Este gás frio passa pelo espiral, fazendo trocas de calor, ou seja, ele absorve o calor do ar que foi sugado pelo ar condicionado e, após resfriado, o aparelho de ar condicionado, joga de volta o ar frio para o ambiente.
    Concluímos então que o principio do ar condicionado é retirar o calor do ambiente e joga-lo para fora do mesmo. Nos condicionadores de ar comum, aqueles de “janelas”, eles possuem também ventiladores no seu interior. O papel destes ventiladores é soprar o ar para o espiral, ou trocadores de calor como são conhecidos, melhorando assim sua capacidade de dissipar o ar quente para fora do ambiente.

    Matheus Santos, Divino Mestre, 2º ano

    ResponderExcluir
  21. Bibiana 2° DM
    A lei dos gases ideais é a equação de estado do gás ideal, um gás hipotético formado por partículas pontuais, sem atracção nem repulsão entre elas e cujos choques são perfeitamente elásticos (conservação do momento e da energia cinética). Os gases reais que mais se aproximam ao comportamento do gás ideal são os gases monoatómicos em condições de baixa pressão e alta temperatura.
    Empiricamente, observam-se uma série de relações entre a temperatura, a pressão e o volume que dão lugar à lei dos gases ideais, deduzida pela primeira vez por Émile Clapeyron, em 1834.

    ResponderExcluir
  22. Em meados do século XVII,
    Boyle propôs uma expl icação para a presença da
    PRESSÃO ATMOSF ÉRICA
    Usando um barômetro de merc úrio, Boyle demonstrou
    que estamos imersos num mar de ar, que nos comprime
    com uma pressão igual à de uma coluna d'água de 10
    metros de altura. Ou sej a, a pressão atmosférica.
    Este fato deu ori gem ao conceito de pressão que antes
    não era usado.
    Boyle ilustrou de forma qual itativa a existência da relação
    entre a pressão e o volume de ar.

    Laiana Souza, 2º EM Divino Mestre

    ResponderExcluir